A hora e a vez de Camaçari

A hora e a vez de Camaçari

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Negras Mulheres Jovens

Negras Mulheres Jovens

agosto 23, 2007 por dialogoj

Uma aliança inter-geracional pelo combate ao racismo o sexismo a lesbofobia e o adultocentrismo

Por Latoya Guimarães

Negras Jovens Feministas durante a II Conferência

Estamos contentes e temos motivos para comemorar, nos dias 17,18,19 e 20 de agosto, durante a II Conferencia Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília, as jovens feministas, negras, indígenas, lésbicas, rurais, quilombolas, deram um show de autonomia, solidariedade, tolerância e respeito às diferenças, jovens participantes dos mais diversos segmentos e identidades construíram aliança e firmaram pactos e compromissos pela afirmação dos direitos das mulheres e por um feminismo sem racismo, sexismo e lesbofobia. Nossa identidade de jovens coexistiu com nossas identidades raciais de orientação sexual, territoriais e de classe, provando que: as identidades se complementam e jamais devem se sobrepor e ou anularem-se em contato com outras. Estou muito feliz com os resultados dessa aliança e parabenizo todas as jovens que ousaram assumir o desafio de celebrar as diferenças. Como resultado/produto dessa aliança podemos citar:

1. A visibilidade e reafirmação dos direitos das mulheres negras com a introdução e aprovação do EIXO DE COMBATE AO RACISMO O SEXISMO E A LESBOFOBIA.

2. Reunião das jovens feministas (negras, lésbicas, indígenas, rurais) com a Ministra Nilceia Freire, da Secretaria especial de políticas para as Mulheres, que assumiu o compromisso de REALIZAR UMA VIDEO CONFERENCIA COM AS JOVENS FEMINISTAS PARA A CONTRUÇÃO DE UMA AGENDA COM AS JOVENS.

3. Introdução da TEMATICA ETNICO RACIAL, ORIENTAÇÃO SEXUAL, GERACIONAL, DEFICIENCIA, em todas as prioridades do plano nacional.

4. Compromisso publicamente assumido pela Ministra Nilceia Freire de APOIAR UM ENCONTRO PREPARATÕRIO DAS JOVENS A CAMINHO DAS CONFEREENCIA DE JUVENTUDE.

5. A introdução/caracteriz ação da religião de MATRIZES AFRICANAS como prioridade no plano Nacional de políticas para as mulheres.

6. Compromisso publicamente assumido pela Ministra Nilceia Freire de GARANTIR A REPRESENTAÇÃO DE UMA JOVEM NA COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DAS RESOLUÇÕES DA CONFERENCIA.

7. Compromisso publicamente assumido pela Ministra Nilceia Freire de GARANTIR UMA VAGA/REPRESENTAÇÃ O DE UMA JOVEM NO CONSELHO DA SECRETARIA ESPECIAL DE POLITICA SPARA AS MULHERES.

Assim sendo estou convencida de que nos as juventudes feministas escrevemos um novo capitulo na Historia das mulheres e jovens do Mundo.

Nenhum comentário: